
Como definir a sua Identidade Visual
O que é a Identidade Visual?
A Identidade Visual (marca) é considerada um dos fatores mais importantes na obtenção de uma operação de sucesso.
Trata-se de um conjunto de elementos que representam de forma visual e sistematizada, uma empresa, instituição ou serviço, transmitindo valores, posicionamentos e ideais. Tão importante quanto ser bonita, a marca deve ser inteligente, criativa e funcional. Equilibrando essas qualidades, sua empresa terá uma Identidade Visual que ajudará a vender mais.
Qual a importância disso?
Uma identidade Visual bem elaborada e marcante é um passo fundamental para se apresentar ao seu cliente como uma empresa em que ele pode acreditar e investir.
Grandes players do mercado são representados por imagens e cores que despertam a nossa memória até mesmo de forma inconsciente.
O McDonalds, por exemplo, é representado por um grande M nas cores vermelho e amarelo, além do personagem Ronald McDonald que também foi projetado nesta paleta de cores. É impossível não ver um desses elementos, estejam juntos ou separados, e não lembrar imediatamente da marca, mesmo sem querer.
É este tipo de impacto que você quer causar no seu público: uma identidade visual que transpareça a sua missão e se torne reconhecível em qualquer lugar.
Como fazer a Identidade Visual da minha Empresa?
Para auxiliar neste processo, criamos um passo-a-passo que serve como guia. Na StudioMAD temos profissionais especializados e dedicados para cada etapa, confira!
1º Passo – Organize as ideias fazendo um Briefing!
O Processo para Criação da sua Identidade Visual, inicia com a Organização de todas as ideias que envolvem o projeto para a criação de um Briefing. Na verdade, a qualidade das informações presentes neste documento podem ser responsáveis tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso de qualquer criação.
Mas o que é o Briefing?
Briefing é o termo que se dá para o conjunto de informações iniciais visando a produção de um Plano que será utilizado como norte no Desenvolvimento. Nele serão abordados temas como:
- Qual o seu Ramo de Atuação e principais produtos/serviços?
- Quais são os seus principais concorrentes?
- Qual o seu diferencial competitivo?
- Qual é o seu Público-Alvo?
- Tem ou já utilizou qualquer tipo de material gráfico?
- Referências Visuais? Cores, Estilo e Fontes de Preferência?
2º Passo – Faça um BrainStorm
Com o Briefing detalhado, passamos para primeira etapa de Criação onde desenvolvemos o BrainStorm.
Mas o que é BrainStorm?
Brainstorming, ou como sugere a própria tradução do inglês “Tempestade de Ideias”, é uma técnica utilizada em diversas áreas, “mas principalmente nas que dizem respeito a criação” onde um grupo de pessoas debate soluções sobre a um problema. Trata-se de uma busca por abordagens em que são coletadas diversas ideias (das mais sofisticadas até as mais esdrúxulas).
No caso de projetos como a criação de uma identidade visual de uma empresa, a técnica é bastante importante para encontrar possíveis modelos de marcas e saídas visuais que, de acordo com o que foi levantado até então, reflitam os interesses e posicionamentos da sua empresa diante do seu público.
3º Passo – Defina Cores, Estilos e Fontes de Preferência
Com tudo em mãos, é a hora de dar forma para tudo aquilo que foi rabiscado até agora. Encontrar as melhores formas de fazer isso não é uma tarefa fácil, por isso, é sempre importante deixar esse trabalho na mão de um profissional experiente, afinal, é a sua empresa que está em jogo aqui!
Porém, isso não quer dizer que você precisa confiar cegamente no trabalho da equipe. Você precisa entender um pouco do que deve ser feito para conseguir julgar melhor as escolhas e o desenvolvimento do projeto, por isso, listamos alguns pontos que você pode observar quanto à fonte, cor e estilo da sua identidade visual.
Fonte
Fontes serifadas, compostas por traços e extensões no final das letras, passam uma mensagem de sofisticação e tradicionalismo, por isso, se o seu segmento for mais jovem e moderno, talvez não seja uma boa ideia usar alguma dessas. Por outro lado, as fontes sem serifa demonstram clareza, trazendo um conceito com mais respiro e não combinam muito com modelos de negócios mais sóbrios.
Outro ponto importante a ser levado em conta é se a sua identidade será vista mais vezes na web ou em lugares físicos. Caso a sua marca e sua papelaria tenham maior uso em lojas e pontos comerciais físicos, fontes serifadas costumam dar uma melhor leitura do que aquelas não serifadas, mais indicadas para o ambiente online.
Cor
Criar uma boa paleta de cores para a sua identidade visual é um dos trabalhos mais importantes e com maior representatividade comercial para a sua empresa. Capazes de criar sensações e despertar sentimentos, as cores são bastante poderosas e, por isso, devem ser estudadas antes de serem aplicadas. Cada uma delas representa algo diferente dependendo do lugar e até da época do ano. Apesar disso, existe uma base de significados mais simples que pode ser levada em consideração na hora de pensar na melhor cor para a sua marca. Confira.
- Vermelho: paixão, perigo, energia.
- Amarelo: luz, calor, otimismo.
- Laranja: alegria, sucesso, vitalidade.
- Verde: saúde, liberdade, esperança.
- Cinza: neutralidade, estabilidade, flexibilidade
- Preto: elegância, formalidade, força.
Forma
Assim como as cores, as formas também têm seus significados distintos e que devem ser explorados de acordo com os conceitos daquela marca. E por serem mais do que apenas linhas, é muito importante que elas conversem corretamente com os valores e a visão da sua empresa.
Saiba de antemão os simbolismos de algumas formas:
- Quadrados: racionalidade, impessoalidade, neutralidade e objetividade.
- Círculo: absoluto, infinito, ilimitado, atemporal e inteireza
- Triângulo: crescimento, divindade, harmonia e proporção.
Além dessas definições, existem outras para os efeitos aplicados às formas geométricas, como, por exemplo, a inclinação, que pode passar a ideia de agilidade ou movimento — é bastante usada em marcas relacionadas a transporte ou esportes.
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